Acesso restritoCONSULTAS SCPC

 

5 dicas para gerenciar seu tempo no horário de verão

Você é do time dos que adoram ou do time dos que detestam o horário de verão? Não importa qual foi a sua resposta, o horário de verão chegou, e vai ficar por aqui até fevereiro.

Muitos profissionais e empreendedores sentem essa pequena mudança e, acabam se atrapalhando quando o assunto é a gestão do tempo e da produtividade. O tempo é o presente mais precioso porque você só tem uma mesma quantidade. Você pode ganhar mais dinheiro, mas você não pode fazer mais tempo.

Quando você dá seu tempo para alguém, você está dando a ele ou ela uma parte de sua vida que você nunca vai conseguir ter de volta. Seu tempo é sua vida. É por isso que o maior presente que você pode dar a alguém é seu tempo.

O tempo é o que nos permite a chance de focar e desenvolver essas relações. Claro, tentar “achar” tempo para fazer coisas que importam está muitas vezes em conflito com o uso que precisamos dar para parte de nosso tempo.

Para minimizar a frustração do não ter tempo suficiente, aqui estão 5 dicas para melhorar a sua gestão de tempo, principalmente no horário de verão.

#1. Aumente o seu foco, não seu tempo

Para aumentar o seu foco é importante que você compreenda o seu estilo de aprendizagem. Ao sabermos como aprender, podemos absorver melhor as informações da primeira vez, reduzindo a repetição e maximizando o seu tempo.

Ferramentas on-line tais como Vark e Education Planner (em inglês) podem ajudar a identificam qual estilo de aprendizagem funciona melhor para você.

#2. Desativar notificações

Os lembretes podem ser úteis no seu dispositivo smartphone ou desktop, mas são incrivelmente irritantes quando você está tentando ser produtivo. Em vez disso, crie uma agenda para quando você irá verificar seu calendário, Facebook ou qualquer um dos outros 100 sites que gostaria de ser lembrado que existe.

#3. Faça da rotina, rotina

É engraçado como as pessoas irão agendar uma tarefa relativamente sem importância como uma mudança de corte de cabelo ou troca de óleo e mover céus e terra para não perdê-las. Mas, por outro lado, não podem substituir o corte de cabelo por 1 hora de academia. O ponto aqui é que a mente e o corpo — semelhante ao seu carro — precisam de combustível, óleo e ajustes frequentes se você quer mantê-los funcionando sem problemas.

Agende um horário para automanutenção diariamente para que a melhoria se torne um hábito. Aplicativos móveis como Trello e Runrun.it ajudam a permanecer no caminho, na construção de sua rotina.

#4. Tenha um plano

Se um piloto de avião decolar e então traçar o curso do avião no ar, ele iria perder combustível. O mesmo acontece com a sua rotina diária. Saiba quais são suas prioridades, como você vai alcançá-las e quando é mais eficiente (e eficaz) tentar descobri-las em tempo real.

#5. Espere o inesperado

Murphy (da lei de Murphy) tem uma maneira de se unir em cada canto e recanto, que ele pode encontrar só para nos testar. Fique tranquilo, porém, que há uma maneira simples de lidar com o desconhecido, quando ele surgir.

Em vez de reagir a essas chamadas para ação que se revelam mais urgentes do que é importante, pessoas que gerenciam seu tempo efetivamente se mantém proativas bloqueando seu tempo todos os dias para gerenciar esses imprevistos inesperados no escritório.

E para você, qual é a sua melhor estratégia de gestão de tempo? Como consegue gerenciar eficazmente o seu tempo?

___

Este artigo foi adaptado do original, “Daylight Savings Is Here: 5 Tips To Successfully Manage Your Time”, da Forbes.

Fonte: Por  – Jornal do Empreendedor.

Links atualizados em outubro de 2016 por Sebrae/MS.


<< Voltar


CURSOS E EVENTOS


Veja todos


PARCEIROS